Sign in

Quando fez por volta de 30 anos de morte, monotonamente passados com uma rotina rigorosa, ela conseguiu um misto de permissão e coragem para sair sozinha. O mais velho que olhava por ela e tinha sido o responsável pela sua transformação era contrário a essa independência tão precoce, mas ele entendia que era outros tempos e que a vida acontecia rápido demais no século XX. Se esperasse os 80 anos que a tradição mandava, ela estaria tão perdida e anacrônica quanto qualquer ancião. E sua criança era uma pupila muito cuidadosa. Podia confiar nela.

Para essa criança entre os mortos…


Uma discussão sobre usar o jogo para amizades

Enquanto a vida se desenrola, todos nós perdemos amigos pela distância e pelos desencontros. Estudos mostram que após os trinta, fazemos cada vez menos amigos à medida que temos rotinas mais atribuladas que evitam as saídas e entramos em empregos que nos forçam a conviver com times pequenos de pessoas com quem não temos muito em comum. Ficamos mais impacientes com os defeitos alheios, especialmente em tempos de extrema polarização e opiniões muito passionais, e essa intolerância cria mais barreiras.

O RPG é um hobby que vai na contramão dessa tendência por envolver a necessidade do encontro, já que não…


Foi em 2016 a primeira vez que eu joguei um RPG em que a Narradora seu deu o trabalho de criar um vasto elenco de PdM’s (Personagens do Mestre) e fez um documento de referência com fotos para eles. Entre o elenco, atores de Hollywood e modelos, todos altos, simétricos, malhados, magros, cheios de personalidade. Durante os turnos, nos mandávamos fotos com referências glamurosas de roupas e lugares. A sensação de imaginar e recordar o jogo logo se aproximou à de ver uma série, cada personagem com seu ator e seu figurino, seu set, sua expressividade.

Aquele jogo, como a…


Espaços seguros de acordo com a definição dada num artigo do Washington Post:

"Um lugar onde geralmente as pessoas que são marginalizadas em algum grau podem se unir e se comunicar e dialogar e desmembrar suas experiências.”

“Você está tentando criar um ambiente que promova que as pessoas se sintam confortáveis ​​o suficiente para falar sobre coisas das quais normalmente não se fala … Onde as pessoas podem falar, onde elas sentem que nada do que vai ser dito será tomado de maneira negativa e usado contra elas”.

Desenvolvendo mais esse pensamento, o espaço seguro surge no contexto da militância…


O formato mais popular do RPG é amigos ao redor de uma mesa enfrentando desafios como monstros, enigmas e batalhões de adversários. Muitos dos termos que temos para designar subgêneros disso são baseados no cenário onde essas aventuras acontecem e são palavras como fantasia, fantasia urbana, steampunk, que descrevem o tipo de paisagem e personagem que serão vistos nesse jogo. Algumas palavras descrevem gêneros como terror, thriller, pulp, aventura romântica, aventura medieval, e são usadas menos para falar de plano de fundo e mais para falar do ritmo da história, do tipo de cena que teremos e os desafios que…


Olá! A Matilha da Garoa é um grupo de profissionais de São Paulo capital que trabalha com artes e design. Através de oficinas e palestras que estimulam a criatividade, procuramos reverter os paradigmas sociais que se baseiam em autoviolência, rejeição e desrespeito.

Consideramos o ato de criar como um exercício de reservar tempo para si, de meditação, de paciência, de respeito da própria voz, e de atenção ao próprio pensamento. Entendemos a produção artística como ferramenta para encontrar a autoestima e desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado. …


Spoiler alert para o final da Coleção Hiemis. Não leia se você não quer spoilers!!

Os humanos estavam pendurando lanternas pequenas como insetos ao redor das portas e janelas. Quando ativavam o mecanismo, elas começavam a piscar, mais ou menos luminosas, como os corações dos seus criadores. A cidade ficaria mais clara ao anoitecer. O pisca pisca tinha algo de infantil, e essa aura inocente sempre lembrava os mortais da alegria de coisas simples.

O velho demônio conseguia apreciar o efeito das luzes e o desejo dos humanos pela beleza.

Enquanto ele descia a rua, os decoradores viravam a cabeça…


Existe esse consenso um tanto melodramático de que não dá para jogar RPG do jeito errado, no sentido que é possível encontrar espaço para todo tipo de jogador e personagem com a combinação correta de companheiros, diálogo e estilo de jogo. Entretanto, após muitas conversas e textos sobre o aspecto lúdico e catártico do RPG, chego à conclusão que não é só possível jogar errado, como muita gente não sabe lidar quando isso acontece.

Primeiro, é preciso entender o termo jogar errado como algo subjetivo e por qual aspecto eu vou usá-lo nesse texto. Eu já observei ele ser usado…


Venus Veticordia é a grande inspiração para o Levi

Spoilers do livro Os Cavaleiros do Inverno. Esse conto acontece após o prelúdio e pode ser lido em ordem, ou em qualquer momento depois.

(Repostando porque eu queria corrigir o título e o Medium estava bugado!)

Todos os demônios tem algo que eles desejam ardentemente (Libido). Esse desejo é o mais próximo que eles tem da necessidade de nutrição. A ausência de perseguir a Libido torna a alma doente e o espírito fraco.

Leviatan, um Incubus, se alimenta do prazer alheio, algo que é muito prática na sua posição de servo.

Sindri, um Dominatus, se alimenta da dor e do…

Cecília Reis - Literatura, escrita e RPG

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store